terça-feira, 18 de agosto de 2015

Bisavós e avós dos avós dos avós....




Descobri uma coisa nos últimos dias.

Eu já sabia que meu pai é primo de minha mãe, por isso sou Silva e Silva. Os avôs por parte de pai de cada um deles eram irmãos: Dionísio e Flodoardo Martins da Silva.

Recentemente, descobri que a avó de minha mãe, casada com Flodoardo e cunhada de Dionísio, está também ligada a outra parte de minha família. O avô de meu pai por parte de mãe, meu bisavô, era parente dela. Meus dois bisavós de lados diferentes da família também eram parentes, assim como aqueles citados acima.

Minha bisavó, avó de minha mãe, mãe do meu avô, foi Zélia Cunha de Lima, filha de Senhorinha da Cunha Silveira com Albino Conceição de Lima. O avô materno de meu pai foi Clementino Bica de Almeida, filho de Severiano de Almeida e de Eulália Barbosa Bica. Clementino Ferreira Bica, nascido em 1812, deu origem aos ramos da árvore que alcançaram Zélia Cunha de Lima e Clementino Bica de Almeida, cada um por seu lado.

Soube disso passeando pelos textos de Genealogia Tropeira, Volume VI, organizado por Cláudio Nunes Pereira.

É divertido ver que, no começo de tudo, todos estavam no mesmo barquinho! Lá por 1750... todos chegaram ao Rio Grande...

João Ferreira Bica, nascido em 1729, casou-se com Florência do Sacramento e teve família numerosa. Um dos filhos foi Manoel Ferreira Bica, nascido em 1787. Ele teve Clementino Ferreira Bica, nascido em 1812, que foi avô de Clementino Bica de Almeida, por parte da mãe, Sra. Eulália Barbosa Bica, nascida em 1857. Clementino casou-se com minha bisavó, Maria da Glória Prates de Araújo, avó materna de meu pai.

João Ferreira Bica também foi pai de João Ferreira de Morais em 1769, irmão de Manoel, 18 anos mais moço [verificar]. João casou-se com Maria Joaquina de Jesus. Ele teve Guiomar Maria de Jesus e esta casou-se com Francisco da Cunha Silveira, antepassados de Zélia da Cunha Lima, minha bisavó.


Assim, dois irmãos Bica, filhos de João Ferreira Bica, deram origem a dois "lados" de minha família, diferentes do lado Silva!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário