sábado, 8 de agosto de 2015

Árvore Genealógica




Por que eu sou assim? Será que outros foram assim antes de mim? Por onde começar, para compreender a própria origem?

A proposta é estabelecer ligações entre os ancestrais e as terras que ocuparam quando imigraram para o Rio Grande do Sul. 

Nos últimos anos, tem sido meu hobby ler escritos de interessados em genealogia que tratam da trajetória de famílias açorianas que fixaram-se em sesmarias no caminho para as Missões e para a Fronteira Oeste, pois esta é a origem de minha família.

Não sei das motivações dos outros estudiosos. Para mim, esta brincadeira  ajuda a compreender um pouco de minha cultura familiar e do meu "jeito" pessoal de ser. Tendo a ser forte em minhas afirmações e teimo, muitas vezes, em minhas posições. Finco o pé numa zona de fronteira e defendo meu "posto" até o reconhecimento de meu "lugar".

Estou fazendo a árvore usando o sistema disponível em http://gw.geneanet.org/  
O endereço da árvore que estou construindo é http://gw.geneanet.org/gloriatody_w

Dois trabalhos são grandes referências para mim na busca por minha origem.

Minha primeira fonte de inspirações e conteúdos é o blog de Marília Gottens, intitulado "Reminiscências". Marília tem ligação familiar comigo. Ela é descendente de Duarte Joaquim da Silva e eu sou descendente de José Bonifácio da Silva, ambos filhos de Bonifácio Soares da Silva, nascido em 1814.

O endereço para o blog de Marília é http://mariliagudollegottens.blogspot.com.br/

Outro trabalho que consulto há anos, em substituição às leituras de cabeceira, é a "Genealogia Tropeira", uma coletânea de material histórico e genealógico organizada por Cláudio Nunes Pereira e publicada em 2006. Organiza-se em volumes e lembro de ter consultado os volumes 2 e 3.

Este trabalho está disponível em http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop8.pdf

Com o tempo, irei selecionando os conteúdos que mais me chamam a atenção e postando neste blog que está começando.

Árvore Genealógica


Nenhum comentário:

Postar um comentário