quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quevedos/RS



Li no site da Prefeitura de Quevedos/RS que o paulista José de Quevedo de Macedo, falecido em 1842, casado com Ana Gomes da Silva Santos chegou ao local em  que está hoje o município 1802.

Tiveram Januário Gomes de Quevedo, casado com Francisca Lopes de Almeida. Este casal teve Salvador Gomes de Quevedo, casado com Felisberta Antônia Rodrigues. Estes tiveram Hipolito Gomes de Quevedo, que casou-se com Mafra da Cunha Silveira.

O texto do site indica que nesta época este distrito era chamado São Xavier das Missões.

Em 1834, passou a pertencer ao município de São Martinho da Serra, 2o Distrito de Cruz Alta.

A partir de 1877, com a denominação de "Rincão de Quevedos", fazia parte de São Xavier, 3o Distrito de São Martinho, ao qual ficaria pertencendo até 1901.

Em São Martinho, viviam também Matheus e Agostinho Soares da Silva. Agostinho faleceu em 1848, na Estância de São Pedro, no segundo distrito de Cruz Alta, próximo a Júlio de Castilhos e Tupaciretã. A neta, Amabília Soares de Leiria, assim como Vasco Soares da Silva e Eduardo José da Silva ainda estavam lá nos campos de São Pedro em 1876.

Amabília e Vasco eram também netos de Matheus Soares da Silva, pois seus pais eram primos: Antônio Soares da Silva (1788) era filho de Matheus e Rosa Maria do Nascimento (1808) era filha de Agostinho.

Parece que as possibilidades de casamento entre famílias não eram tantas assim na região das Missões nas primeiras décadas do Século XIX.

Será interessante identificar as fronteiras entre as terras das famílias, enquanto vou procurando os parentescos.


Mafra da Cunha Silveira era irmã de Senhorinha, ambas filhas de Raimundo da Cunha da Silveira (1822-1874) e Guilhermina Hipolita Pereira.

Senhorinha foi mãe de Zélia e Julieta de Lima e Silva, que foram casadas com Flodoardo Martins da Silva. Depois de viúvo de Julieta, com quem casara em Itaqui, Flodoardo casou-se com Zélia e teve mais filhos, entre os quais, meu avô Antônio Augusto de Lima e Silva, pai de minha mãe, nascido em Uruguaiana/RS.












Nenhum comentário:

Postar um comentário